TREINAMENTO OIL SPILL RESPONSE - AGENTES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIOS

Dividido em partes teóricas e práticas, o Programa para Formação de Agentes Ambientais Voluntários visa ensinar às comunidades técnicas de combate à poluição por óleo, com foco no auxílio à resposta a derramamentos e na limpeza de áreas costeiras, além da orientação prática de utilização dos equipamentos específicos e de proteção individual.


O trabalho é desenvolvido em conjunto com autoridades públicas municipais e órgãos ambientais, estruturando a relação entre autoridades, empresa e comunidade, além de promover a consciência ambiental entre os participantes.


O curso é ministrado por equipes da aLBriggs que percorrem a América Latina e já formaram mais de 4 mil agentes ambientais.

 

Em uma ocorrência real, um banco de dados próprio da aLBriggs - o SISAMB - permite que seja acionado qualquer agente formado pelo programa. Por meio de filtros, é possível selecionar por cidade, estado ou país, facilitando o acesso ao local da emergência.
 

Público-Alvo

  • Este treinamento é contratado por órgãos públicos ou empresas de óleo e gás, portos, terminais, refinarias, entre outras, que tenham interesse em treinar as comunidades locais e vizinhas às suas instalações e/ou operações.

Carga horária: 8 horas

Alunos por turma: 50 pessoas

TAGS: Resposta derramamento óleo, Resposta derrame óleo, Resposta vazamento óleo, Oil Spill Response, Emergências ambientais, Prontidão ambiental, Treinamentos, Agentes ambientais voluntários