top of page

AMBIENTES PORTUÁRIOS

A aLBriggs coloca à disposição de portos e terminais um grande leque de opções para o cumprimento da legislação e licenciamento ambiental.

A discussão sobre a proteção ambiental nos portos brasileiros se tornou mais ampla após a publicação da lei 9.966, de 2000, que dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional. Já a Resolução Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) 398 estabelece as diretrizes para estruturação de Planos de Emergência Individual (PEI) e dos recursos necessários ao atendimento de incidentes de poluição por óleo em portos, instalações portuárias, terminais, plataformas, dutos, sondas, estaleiros, marinas, clubes náuticos e similares.

 

Para auxiliar as instalações portuárias, a aLBriggs oferece:

Adesão aos GEABs: bases instaladas ao longo da costa brasileira, equipadas e gerenciadas de acordo com a necessidade da operação de cada cliente, visando à prevenção e ao combate a derramamentos de hidrocarbonetos e produtos perigosos em água ou terra.

 

Cerco Preventivo/Cerco de Contenção: operações de cerco preventivo das embarcações oferecendo, em caráter de prontidão, uma rápida resposta a eventuais acidentes ambientais.

 

Ports & Harbours: composto por aulas teóricas e práticas, este curso apresenta táticas operacionais desenhadas especificamente para o porto onde está sendo realizado o treinamento. Serão estudadas as correntes predominantes e relativas variações de marés da área em questão.

 

Simulados: Exercícios simulados que visam integrar todas as pessoas envolvidas no processo de resposta a emergência, assim como a verificação de erros e acertos das ações de controle das operações. Desenvolvidos especificamente de acordo com PEI de cada cliente: cenário, produto, recursos (humanos e materiais) envolvidos e ações a serem tomadas. A Alpina planeja, elabora e conduz os exercícios simulados no atendimento a emergências para avaliação da capacidade de resposta das equipes de técnicos de seus clientes em situações inesperadas.

Os simulados contemplam as seguintes fases:

- Planejamento

- Execução

- Avaliação: relatório e reunião de análise crítica com pontos de melhoria

 

 

A aLBriggs atua e já atuou em diversos portos e terminais do Brasil:

Região Sul

Canoas (RS)

Guaramirim (SC)

Itajaí (SC)

Paranaguá e Antonina (PR)

Ponta do Félix (PR)

Rio Grande (RS)

São Francisco do Sul (SC)

 

Região Sudeste

Angra dos Reis (RJ)

Guararema (SP)

Ilha D’Água (RJ)

Niteroi (RJ)

Porto do Açu (RJ)

Porto do Forno - Arraial do Cabo (RJ)

Santos (SP)

São Caetano do Sul (SP)

São Sebastião (SP)

Uberlândia (MG)

 

Região Centro Oeste

Senador Canedo (GO)

 

Região Nordeste

Aratu (BA)

Cabedelo (PB)

Consórcio Areia Branca

Mucuripe (CE)

São Luís (MA)

TAGS: Resposta derramamento óleo, Resposta derrame óleo, Resposta vazamento óleo, Oil Spill Response, Emergências ambientais, Prontidão ambiental

bottom of page